Filhas de Jó

As Filhas de Jó Internacional, ou apenas Filhas de Jó é uma Ordem sem fins lucrativos, discreta e de princípios fraternais, filosóficos e filantrópicos, apoiada pela Maçonaria e destinada à jovens do sexo feminino entre 10 e 20 anos (incompletos), visando aperfeiçoamento do caráter através do desenvolvimento moral e espiritual encontrados nas Sagradas Escrituras, a lealdade para com a bandeira do seu país, o amor filial e o serviço à comunidade.
A Ordem baseia-se nos ensinamentos Bíblicos sobre a vida de Jó, sua paciência perante aos desafios e provações pelos quais teve de passar.
O nome desta Instituição paramaçônica se refere às três filhas de Jó: Kézia (fé), Jemima (pureza) e Keren-Happuck (triunfo da fé), que são citadas na Bíblia como as "mulheres mais justas de toda a Terra".

                                                  Princípios

A ordem baseia-se num conjunto de Landmarks próprios, elaborados por Ethel T. Wead Mick









  1. Ser conhecida como Filhas de Jó;
  2. Associação composta por meninas em desenvolvimento que acreditam em Deus e tenham parentesco Maçônico;
  3. O local de reunião ser chamado Bethel;
  4. Ensinamentos baseados no “Livro de Jó” (com especial referência ao capítulo 42, versículo 15);
  5. Ser ensinado em três épocas (não graus);
  6. Lema “Virtude é uma qualidade que enobrece a mulher”;
  7. Os emblemas serem o Livro Aberto, a Cornucópia da Fartura e o Lírio do Vale;
  8. Requerer de todos os membros, guardiões e visitantes um juramento baseado na honra.;
  9. Ser uma organização democrática com o direito de apelar a uma autoridade suprema, com todos os membros e guardiões sujeitos às leis e
  10. Um Supremo Conselho Guardião com Constituição e Estatuto em conformidade com os landmarks governando a Suprema Guardiã, Guardiões subordinados e membros de Bethel.

Baseia-se na religião cristã, e nas lições de literatura e drama encontrados no Livro de Jó. Tem como objetivo principal a reunião de moças para aperfeiçoar seu caráter através do desenvolvimento moral e espiritual, encontrado nos ensinamentos que destacam reverência e amor a Deus e às Sagradas Escrituras, lealdade com a bandeira do País e às coisas que ela representa e Amor para com os pais, família e lar, desenvolver a liderança e o patriotismo.

Em Alpinópolis - MG, o Bethel Orvalho de Hermon tem sessões a cada 15 dias.