Três Pontos - Por Edilson de Oliveira

        Através do Maçom, um brasil melhor

Por: Edilson de Oliveira 
Atualizado em 10/05/2018.

Através do Maçom, um Brasil Melhor.
Não é incomum ouvirmos, em nosso meio, que a Maçonaria transforma o homem, tornando-o um ser diferenciado - formador de opinião e, por consequência, capaz de melhorar a sociedade em que se encontra inserido.
Concordamos plenamente com essas assertivas, pois, o Maçom que absorve os mais comezinhos ensinamentos da nossa Ordem, adota postura pessoal orientada pelos valores éticos, morais e cívicos que a Instituição tem como postulados, e de maneira natural, até imperceptível, passa a inspirar aqueles com quem convive na pratica desses princípios e valores.

Trazendo o discurso para um terreno prático, e sem a mínima intenção de esgotar o assunto apenas neste artigo, permitimo-nos ocupar a atenção dos ilustres leitores desta coluna, com abordagens simples e objetivas, que a nosso sentir dão exata dimensão à característica desse pretenso ser transformado e por isso formador de opinião.
A título de introdução, é bom ter-se em mente que, nossas sessões semanais em Loja; os símbolos que nos cercam; o mantra estabelecido pelas práticas ritualísticas (tanto visual, como movimento e falas), por si sós, nos remetem de maneira automática, dentre outras responsabilidades, à consciência de que devemos ser cidadãos esclarecidos, conscientes de tudo quanto diz respeito aos interesses da pátria e da humanidade.

Portanto, as duas horas semanais que dedicamos à Ordem, através das reuniões de nossas Lojas, têm o condão de mostrar as nossas responsabilidades, revigorar nossas convicções maçônicas, concitando-nos a promover ações voltadas à efetiva prática dos deveres assumidos quando das nossas iniciações.
Nesse sentido, a primeira iniciativa de todo Maçom, eu diria até que é a mais simplória, seria (e é) adotar um comportamento pessoal, familiar e social, ético, respeitoso, equilibrado, agindo sempre com bom senso e lhaneza, pois tudo isso servirá de exemplo para todos quanto estiverem a lhe observar.

Além disso, não pode o Maçom, jamais, deixar de se inteirar sobre todas as questões relevantes que afetam os interesses do Povo, da Cidade, do Estado e do País, buscando formar posicionamentos adequados e corretos, por meio de fontes fidedignas, sabidamente competentes no assunto e isentas de interesses próprios.
Assim agindo, estar-se-á preparado e capacitado para empreender discussões bem fundamentadas, chamando à razão todos aqueles que eventualmente detém posicionamentos contrários ao que é certo e justo, ou seja, num verdadeiro combate ao erro e à ignorância.
De se concluir, portanto, que o nosso comportamento cotidiano revestido de todas as qualidades de uma pessoa justa e perfeita, servirá de exemplo para as pessoas que estão na esfera do nosso convívio, inspirando-as a assim, também, agirem no seio social, promovendo-se uma verdadeira corrente de bons exemplos.

E mais, estando bem instruídos acerca dos mais variados assuntos de real interesse da vida sócio-política, econômica e educacional, não nos faltará oportunidade de combater o obscurantismo, contribuindo para que as pessoas das nossas relações pessoais se despertem para o exercício da cidadania com responsabilidade e eficácia.
O Brasil necessita de melhoria do perfil moral, ético e cívico do seu povo!
Nós podemos contribuir...


Edilson de Oliveira
Grande Primeiro Vigilante
Grande Loja Maçônica de Minas Gerais
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário